domingo, 3 de julho de 2011

leituras de greve

O que conhecemos sobre o movimento sindical brasileiro? De que modo podemos avaliar nossos quase 30 dias de greve? O que significa realizar uma greve na atual conjuntura do país? O que podemos compartilhar uns com os outros?

Para iniciar debates que podem tornar-se aprofundados, nosso blog sugere leituras. 

A primeira delas está em Passa Palavra. Trata-se de uma avaliação sobre três tipos de tendência (colaboracionista, corporativista e de resistência) identificadas no movimento sindical, desde a década de 1980. A reflexão foi feita entre 2008 e 2009 pelo Grupo de Trabalho Políticas Educacionais, logo após a realização do 4° Seminário de Educação do Sindical Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica e Profissional (Sinasefe).

E a segunda sugestão é um artigo de João Bernando, publicado em Crítica Marxista. Tentando respoder à pergunta "crise dos trabalhadores ou crise do sindicalismo?", o autor faz um breve histórico do movimento sindical e reflete sobre um paradoxo instaurado em que, muitas vezes, os próprios líderes sindicais passam a culpar o trabalhador por sua "desmobilização". 

Quer enviar sugestões? Comente neste blog ou escreva para greveufg2011@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário